O que é corte químico?

Olá povo lindo de bonito, tudo bem?
Gente, quem aí já ouviu falar, conhece alguém ou já passou pelo horror de um corte químico?


Pra quem não sabe do que estou falando, não sabe o desespero que é. Imagina você cuidar dos seus cabelos com todo carinho do mundo, esperando que eles fiquem mais bonitos e de repente, aquela expectativa de que tudo de certo, vire um pesadelo!
Olha só como isso acontece, você vai a um salão, ou compra um produto novo que te disseram ser excelente para alisar, pintar ou mesmo para hidratar.
Você realiza a aplicação e quando já não consegue mais esperar para ver o resultado e constatar que ficou linda, começam a cair tufos e mais tufos de cabelo. Um verdadeiro pesadelo. É assim que acontece o corte químico, causado pela fraqueza dos fios, pela reação com determinados produtos e principalmente por algum descuido das indicações e aplicações. Quando ocorre algum tipo de erro no procedimento de aplicação de química, seja por tempo de pausa inadequada, força do alisante, excesso e sobretudo incompatibilidade de químicas, pode ocorrer o corte químico que é quando acontece uma desestruturação dos fios levando-os ao seu rompimento. Por exemplo, se uma pessoa faz relaxamento nos fios utilizando amônia e tempos depois faz um retoque com produto à base de hidróxido de sódio, haverá uma incompatibilidade entre os reagentes dos produtos e o cabelo fatalmente se partirá. Entender os motivos é mais fácil do que aceitá-los. Se um produto químico isoladamente já causa dano aos fios, juntos eles possuem um poder de agressão ainda maior. E uma vez partidos, não há como colar e nem reverter o procedimento que já reagiu no cabelo. Um outro exemplo de como causar o corte químico é quando aplica-se algum produto à base de amônia e deixa ele reagir por um longo período (mais de uma hora) no cabelo. A ação prolongada da amônia enfraquece os fios deixando-os mais suscetíveis a quebras.
Por isso minha gente, muito cuidado com os procedimentos realizados em casa e caso vá a um profissional, certifique-se que o mesmo seja de confiança e conte a ele sobre todos os históricos químicos pelo qual seus cabelos passaram.

Alguém já passou por isso? Conte pra gente como foi e como você saiu dessa!

Beijos da Jana!





9 comentários:

  1. Que horror.
    Nunca passei e nunca quero passar por isso.
    Já vi gente que passou, pois eu trabalhava em um salão. Uma vez uma mulher veio lá com um 'buraco' na cabeça (sem cabelo). Horrível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ain , imagino o desespero de quem já passou por isso.
    Bem interessante o post Janaina. Beijos lindona*-*

    http://jeicinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana, eu adoro esses seus posts explicativos. Não tenho muita coragem de misturar químicas no meu cabelo justamente por medo de acontecer algo terrível assim. Sou adepta da progressiva e o máximo que faço são luzes ou pintar, não tenho coragem de fazer outros tipos de coisa, por não saber como meu cabelo vai reagir.

    Fiz um post no meu blog indicando o seu para leitura, espero que você goste.

    Beijos

    http://diversidadeskelly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já tive que deixar meu cabelo em cima do ombro, por uma quimica forte que dei no salão e olhe que eu era acostumada a cuidar do meu cabelo lá. E depois do relaxamento meu cabelo caiu muito, teve que cortar. É revoltante isso.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu não sabia disso. Belo post, bem explicadinho

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já aconteceu comigo, é horrível :(( ficava um fiapo pra cima sempre que batia um vento, aff haha, adorei o post.
    Beijos! http://vicbarbosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse termo, corte químico. Vou prestar mais atenção nisso! Graças a Deus até hoje nunca aconteceu comigo.

    http://blog-fabulous.blogspot.com

    Beijos,
    Sté

    ResponderExcluir
  8. Nossa, aconteceu isso comigo agorinha, estou desesperada. Bom, graças a Deus já não está mais caindo cabelo... Cortei curtíssimo, espero que ele cresça.
    ÓTIMO POST.
    paixonices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Janaina....
    Tive um corte químico no final do ano, ficou super elástico e caindo: isso é corte químico.
    Essa semana passo a escova no meu cabelo seco cai uns pedacinhos de fio bem pequenos (máx com 1cm). Fiz duas tinturas durante 15 dias, é corte químico pelo excesso das tinturas??

    ResponderExcluir